PROJETOS
Conexão Brasil Central - Turnê Nacional
Nosso Primeiro Quinteto
JÁ REALIZADOS:
Acampamento Metais do Cerrado
Conexões Brasil Central- Portugal
Giro Musical
Metais do Cerrado e Palhaça Chimomi
Metais do Cerrado; ensino e música
Metais do Cerrado : Reciclando Sons
CONEXÕES BRASIL CENTRAL-PORTUGAL
O projeto propôs um resgate intercâmbio entre a música música brasileira e especialmente goiana com suas raízes portuguesas, como por exemplo as modinhas trazidas pelos colonizadores portugueses à Goiás. Devido ao nível de popularização do gênero em Goiás, ficou esquecida sua real origem, passando a ser chamado, inclusive, de modinhas goianas. Desta forma, este projeto objetiva restabelecer a conexão entre a Goiás e Portugal. Para isso, o Quinteto Metais do Cerrado realizou apresentações em importantes palcos de Portugal e em cidades do interior Goiano, trazendo em seu repertório somente músicas brasileiras dando destaque a compositores e músicas de Goiás. Como forma de contextualizar as apresentações, este projeto também contou com a parceria da musicóloga Ana Guiomar Rêgo que ministrou palestras sobre a origem histórica e trajetória das modinhas, o que proporcionará ao público uma apreciação mais completa e profunda das obras tocadas, além do resgate histórico e cultural de ambos países
GIRO MUSICAL: METAIS DO CERRADO E FABIANO CHAGAS TRIO
O projeto realizou uma viagem por ritmos e gêneros da música brasileira, unindo o que pode parecer antagônico: a música de concerto e a música popular. Pesquisar novos sons e estilos em música sempre foi uma prática comum para instrumentistas de todas as épocas. É a partir da experimentação que se criam novos modelos, que se superam as barreiras do que já era praticado, possibilitando, assim, o surgimento do híbrido, do novo.
O Quinteto Metais do Cerrado, desde sua formação, tem como objetivo divulgar o repertório brasileiro através de obras originais ou transcrições. Neste projeto, seu repertório é voltado ao primórdio da música genuinamente brasileira. Gêneros que estão no cerne do que hoje chamamos de Música Popular Brasileira, e que estão caindo no esquecimento. Logicamente dando espaço à produção goiana.
Por outro lado, o grupo Fabiano Chagas Trio representa o que há de inovador na música brasileira. Realiza intensa pesquisa sobre os gêneros genuinamente tradicionais e folclóricos brasileiros. O resultado é aliado a uma sofisticada e moderna linguagem jazzística, produzindo um resultado musical completamente híbrido e inovador.
Assim sendo, o Projeto II Giro Musical Goiânia, trouxe ao público o resultado desta mistura de estilos, através de quatro shows divididos entre importantes espaços culturais de Goiânia. Além de propor um repertório simultaneamente eclético, tradicional e inovador, contribuir para a disseminação da rica e elaborada produção cultural goiana entre nossa população.
METAIS DO CERRADO E PALHAÇA CHIMOMI
O presente projeto promoveu intervenções artísticas em 06 parques da cidade de Goiânia, através da parceria entre o Quinteto Metais do Cerrado e a Palhaça Chimomi. Essas intervenções aconteceram em dias distintos para cada parque, de forma a alcançar o maior número de público possível.
METAIS DO CERRADO: ENSINO E MÚSICA
A turnê passou por 11 municípios do interior de Goiás, em cada município realizou-se um concerto e cada um de seus integrantes ministrou um masterclass. Também foram distribuídos gratuitamente Kit de arranjos de músicas de bandas e de compositores goianos, transcrito para quinteto de metais, com intuito de estimular a formação de novos grupos. Ao final de cada concerto os alunos participantes dos masterclasses eram convidados a tocar com o quinteto no palco. O repertório foi todo de músicas de compositores brasileiros com destaque para compositores das bandas goianas centenárias. Os municípios escolhidos tem desenvolvido trabalho de bandas com instrumentos de metais.
METAIS DO CERRADO: RECICLANDO SONS
Foram realizados workshops em 06 escolas estaduais do estado de Goiás, foram seguidos da realização de Concertos Didáticos para os participantes das atividades de prática de instrumentos e comunidade, no intuito de: colaborar com o aperfeiçoamento e reciclagem dos alunos de instrumentos de metais; difundir a produção artística de Goiás; promover a ampliação de conhecimentos técnicos/interpretativos/musicais dos participantes; difundir a produção artística do estado de Goiás e contribuir para a formação de platéia do estado de Goiás para música de concerto.
Todas as atividades foram gratuitas, abertas a comunidade, amplamente divulgada.